comentários:irmão israel luiz do jardim nazaré SP ZONA LESTE

o senhor jamais nos deixara só diante das circunstâncias dessa vida, os nossos amigos e amigas e parente e até mesmo os nossos irmãos na fé, nos abondona na hora de que mais nós precisamos deles, mas o senhor jesus jamais. sempre nos estará esperando com os braços aberto. 

Jesus estava saindo de Cafarnaum, localizada a margem norte do mar da Galileia, Cafarnaum era conhecida como a cidade de Jesus (Mt 9:1-2; Mc 2:1-5), em Cafarnaum Jesus operou grandes milagres, Ele curou muitas pessoas (Mc 1:32-34), incluindo um servo do centurião (Lc 7:1-10), a sogra de Pedro (Mc  1:21, 29-31), o paralítico cujo leito foi baixado através do telhado (Mc 2:1-12) e o homem que tinha a mão mirrada (Mt 12:9-13), expulsou muitos espíritos maus (Mc 1:21-28, 32-34), ressuscitou a filha de Jairo (Mc  5:22-24, 35-43), e proferiu o sermão sobre o Pão da Vida na sinagoga de Cafarnaum (Jo 6:24-59).

Jesus quando chega à beira do mar da Galileia devido à numerosa multidão que se reunia para ouvi-lo, Ele entra em um barco se assenta e afasta da margem, a multidão se aglomera a beira-mar, e desta maneira Ele começa a ensinar a multidão por meio de parábolas “Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.” (Mc 4:1-2). 

Já tarde e após ter ensinado essa grande multidão que o seguia, Jesus convida os seus discípulos a passarem à outra margem ao leste do mar da Galileia, rumo a Gadara, a travessia duraria poucas horas o seu percurso seria aproximadamente de 10 km, a viagem seria curta, o mar não era extenso, só que muito traiçoeiro.

Algumas lições, poderemos aprender com esse lindo texto Bíblico.

1 – Jesus está no barco e nos convida para estarmos junto Dele, Jesus chama os seus discípulos para seguirem nessa viagem passando para a outra margem do mar. “...disse-lhes Jesus: Passemos para outra margem” v.35

Hoje Jesus Cristo faz um convite a você, Ele pede para entrar no barco de sua existência. Abra o seu coração, convide-o a entrar agora mesmo e Ele o fará. Você passará pela experiência mais gloriosa de toda a sua vida.

2 – Os seus discípulos obedecem ao Seu chamado, despedindo eles da multidão seguem rumo ao seu destino.“E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco;...” v.36a

Jesus formou vários discípulos, tornando-os seus seguidores, discípulo é aquela pessoa que segue os mesmos passos do seu mestre e tem as mesmas atitudes, princípios e valores, Jesus não apenas os convidou, mas a esses Ele informou e os ensinou, Ele sempre teve a multidão ao seu redor, mas Ele não se iludia com a multidão. Jesus se dedicou a um grupo de pessoas, próximas a Ele, que estavam dispostas a tudo por Ele.

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Mc 8:34-35)

3 – Muitos outros também seguiram a Jesus à distância. “...e outros barcos o seguiam.” v.36b

Ainda hoje há muitos crentes seguindo Jesus de longe. Ainda guardam certo temor de Deus, mas ao mesmo tempo estão cauterizados a sua consciência vivendo em práticas erradas que o pecado as leva a cometer. Seguir Jesus à distância traz certos prejuízos, como por exemplo, para o reino de Deus e para si mesmos. Afinal, a quem nós amamos não os queremos ver junto de nós? Ou será que queremos vê-los à distância?

Dizem-se seguidores de Cristo, mas seus pés estão atolados no pecado e se desviam do caminho da verdade. Quantas bênçãos esses tais “seguidores à distância” deixam de receber? Dizem amar a Deus, mas suas atitudes e obras provam o contrário. Estão na igreja, mas ao mesmo tempo, estão no mundo. Frequentam os cultos, mas o coração está longe do Senhor.